segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Mitos e Verdades Sobre a Dieta Detox


beleza, caminhada, comer bem, dicas para saúde, emagrecer, dicas para saúde, festas, efeito sanfona, festas, refeição, detox,
Muita gente tem o emagrecimento como uma das principais metas a serem alcançadas durante o ano. É bem comum ver esta resolução naquelas famosas listas de réveillon. E é justamente durante estes dias que mais ouvimos falar no famoso “detox”.

Para quem não sabe, a detox - como o próprio nome já indica - é uma dieta desintoxicante, que promete limpar o organismo e retirar dele o que possa estar fazendo mal. É um assunto do qual ouvimos falar com frequência após festas de fim de ano e carnaval, quando normalmente cometemos exageros com a comida e com o álcool e a balança marca os números que não gostaríamos de ver.

Ela é conhecida por excluir alimentos industrializados e dar preferência aos naturais, vetando laticínios, açúcar, adoçantes, corantes, cereais refinados, conservantes, glúten, álcool e até café. Seu cardápio é composto por frutas, legumes de origem orgânica, carnes magras (de preferência peixe), cereais, sementes e líquidos, e com uso de temperos naturais.


Se você está pretendendo entrar em uma dessas, fique de olho nos principais mitos e verdades que rondam essa modalidade de dieta:
beleza, caminhada, comer bem, dicas para saúde, emagrecer, dicas para saúde, festas, efeito sanfona, festas, refeição, detox,

O detox é uma dieta de curta duração


Verdade: Como o detox é uma dieta restritiva, ela deve ser feita somente por um curto período de tempo. Se for feita por um período longo, o organismo pode sentir falta de alguns nutrientes e essa carência pode prejudicar a saúde. E como toda dieta restritiva feita por um longo tempo, é mais difícil de manter e sujeita a efeitos como efeito sanfona após o seu término. O ideal é que ela tenha a duração entre sete e dez dias.

Detox é uma dieta milagrosa


Mito: Esta dieta, como o próprio nome já diz, tem como objetivo ser desintoxicante, limpando o organismo após algum período de exagero ou alimentação incorreta e eliminar as impurezas. Ela não se propõe a ser um modo de perder peso, mas sim de manutenção da saúde.
beleza, caminhada, comer bem, dicas para saúde, emagrecer, dicas para saúde, festas, efeito sanfona, festas, refeição, detox,

Detox desincha o corpo


Mito: Durante os primeiros dias de qualquer dieta há uma perda natural de líquido pelo organismo, não sendo somente um benefício da detox. O melhor modo de fazer o corpo desinchar é equilibrar sódio e potássio, o que faz ser interessante evitar o consumo de alimentos industrializados que contenham muito sal.

 

A couve é um dos principais alimentos desta dieta


Verdade: A couve aumenta a quantidade de nutrientes disponível na alimentação durante este período e também é um alimento de alto poder antioxidante. Ela é recomendada especialmente como ingrediente dos sucos a serem consumidos durante a detox. Porém como há pessoas desequilíbrios orgânicos, o consumo precisa ser devidamente apurado para não causar danos.
beleza, caminhada, comer bem, dicas para saúde, emagrecer, dicas para saúde, festas, efeito sanfona, festas, refeição, detox,

Detox não requer acompanhamento médico


Mito: Toda dieta, não importa qual seja, requer o aconselhamento de um profissional. Por mais que haja muitas receitas e dicas de dietas em sites, jornais e revistas, não basta simplesmente encontrar uma que agrade e seguir a risca. É precisio que o médico ou o nutricionista indique qual a melhor alternativa para desintoxicar ou perder peso tendo em mãos as informações sobre a saúde do paciente.

Retirar o glúten e o leite durante a detox não causa dano à saúde


Mito: O glúten ainda é uma substância cuja falta ainda causa controvérsias, porém enquanto ainda não se chega a uma conclusão a respeito da eficácia de uma dieta sem a presença deles, é preciso lembrar que há alimentos com glúten que contém outros nutrientes importantes e que não podem ficar fora do cardápio alimentar. Porém, caso a pessoa que pretende fazer a detox seja alérgica a ele, ele deve sim ser mantido longe da dieta. O mesmo vale para o consumo de leite que só deve ser vetado da dieta caso o paciente tenha intolerância à lactose, devendo ser substituído por vegetais de coloração verde-escuro, quinoa, feijão, tofu e algas.

Lembre-se: não importa qual seja a dieta: sempre procure acompanhamento médico para garantir que sua saúde fique em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário